45 razões para amar a Austrália

A decisão não foi rápida. Um ano pensando, repensando, ponderando e assimilando a ideia de deixar o país, com o objetivo de desbravar novos caminhos. Finalmente peguei o namorado pela mão e disse: é agora ou nunca! Decidimos morar um tempo fora, fazendo um intercâmbio. Respirar novos ares. E que ares! O país escolhido foi a Austrália, como já contei aqui no manifesto. Confesso que não foi nada fácil desapegar da nossa casa, algo que simboliza a estabilidade e o aconchego, e de nossas carreiras, por assim dizer, no auge da vida ativa. Mas ainda assim fomos, com alma e poucas bagagens, atravessar o oceano.

A cidade escolhida: Sydney. Uma metrópole multicultural, com as praias mais lindas da Austrália, gente de todas as partes do mundo, e muita, muita coisa para fazer. Pra vocês terem uma ideia, durante os dois anos que morei lá, visitei pelo menos dois lugares diferentes a cada fim de semana – e ainda assim não conheci tudo! A cidade tem mais de 200 praias, quase 6 milhões de habitantes e é a maior do país. Eu vou falar muito sobre Sydney por aqui, mas nesse primeiro momento vou enumerar pra vocês as principais razões para se apaixonar pela terrinha dos cangurus.

Preparados para uma overdose de amor? Vamos lá!

1 – A qualidade de vida é tão grande na Austrália, que você vê muitos velhinhos na rua, nos shoppings, dirigindo seus carros ou passeando na praia. Velhinhos de 80, 90 anos, com total autonomia e andando de trem, de ônibus… Muito lindo de ver!

2 – Os australianos amam fazer barbecue (o churrasco local) na praia, nos parques e no jardim de casa. Em quase todas as praias há churrasqueiras públicas! Eles também amam o churrasco brasileiro (aliás, tem muitas churrascarias brasileiras na Austrália, oferecendo o famoso rodízio de carnes). Detalhe: os australianos a-do-ram a nossa pineapple (abacaxi) no espeto.

3 – As famílias australianas são muito práticas. A limpeza das casas é sempre feita com aspirador de pó (quase não há vassoura), e eles adoram lenços umedecidos para limpeza: há lenços para limpar vidros, para limpar o fogão, para tirar o pó, lenços desinfetantes, enfim… mil e uma utilidades. E como na Austrália os produtos de limpeza são muito baratos… vale a pena investir nessas praticidades.

4 – O transporte público é impecável, com painéis em pontos de ônibus e no metrô indicando a que horas o próximo veículo vai chegar ao ponto ou plataforma, e eles sempre são extremamente pontuais. Uma herança dos antecessores britânicos.

5 – Na Austrália quase ninguém precisa de carro, já que o transporte funciona muito bem e a qualquer hora do dia. Quem escolhe ter um carro, escolhe pela praticidade mesmo, já que, no caso de cidades como Sydney, que são grandes e com os bairros bem espalhados, é quase impossível se locomover de um ponto extremo a outro com rapidez.

perfil-110

6 – Os australianos viajam muito, e tem isso como hábito. Todos abrem um sorriso quando você diz que é do Brasil. “Really? I love Brazil!”. E todos já vieram pelo menos uma vez na vida ao Rio de Janeiro.

7 – As pessoas têm mania de falar “sorry” por tudo, sempre! Esbarrou sem querer no supermercado? Sorry. Vai sentar ao seu lado no trem? Sorry. Ou seja, são pessoas educadas, né gente!?

8 – O sotaque dos australianos é absurdamente difícil de se compreender. Mas quem liga pra isso quando a simpatia deles é imensa?

9 – Eles amam as nossas havaianas. A sandália faz tanto sucesso por lá que existem até máquinas que vendem havaianas instantaneamente. E não importa o quão frio esteja – sempre tem uma galera usando havaianas mesmo no inverno.

10 – Na Austrália não há diferenças sociais: uma faxineira tem as mesmas oportunidades que um médico, ou seja, pode frequentar os mesmos lugares, morar em um bom apartamento, comer em restaurantes e ter uma vida social interessante. E isso é incrível! Quase todo mundo, independente da profissão, tem um bom celular, por exemplo, e por isso as taxas de furto no país são baixíssimas.

11 – As meninas australianas estão sempre bronzeadas – o autobronzeador é como um item de necessidade básica – e sempre estão maquiadas. Por outro lado, as roupas são confortáveis e despojadas. Cada um veste o que quer e ninguém dá a mínima para roupas de grife. Em Sydney, a gente percebe que apenas as asiáticas é que realmente usam roupas impecáveis de grifes internacionais.

12 – Assim como na Inglaterra, o café da manhã na Austrália é super reforçado: ovos, bacon, salsicha, cogumelos e feijão adocicado. E cereal com leite, sempre.

13 – Água é uma coisa que não precisamos pagar. Em bares, restaurantes, eventos, a água que você pede é sempre de graça. E é possível tomar água da torneira sem problema nenhum. No período em que morei por lá, foram raríssimos os momentos em precisei comprar uma garrafinha de água.

14 – Tem muitos velhinhos tatuados. Existe mais amor do que isso, gente?

15 – As ruas e as praias são tão limpas, mas tão limpas… E por serem tão limpas, as pessoas não querem sujar… Ou seja, um lindo ciclo que se repete o ano todo e faz o país ser tão agradável!

16 – Um ranking elaborado pela Save the Children avaliou quais os melhores países do mundo para as mulheres viverem. E adivinha? A Austrália está na 21a posição!

sydney-11

17 – O país tem mais de dez mil praias – e todas são paradisíacas, minha gente! É tudo tão lindo que dá vontade de visitar uma praia por dia pelo resto da vida!

18 – A Austrália tem o tamanho do Brasil e apenas 23 milhões de habitantes! Por esse motivo há muitas vagas de emprego no país. Os índices de desemprego são baixíssimos, e por isso atrai imigrantes de todas as partes do mundo, inclusive muitos brasileiros. O fato de ter permissão para o trabalho enquanto se estuda faz muitos intercambistas escolherem esse destino para aprender inglês.

19 – São mais de 500 parques nacionais. E isso significa muito verde a disposição! Tudo muito preservado e com o respeito que a mãe natureza merece.

20 – É muito comum o uso de bicicletas, skates, patinetes… tem várias ciclovias e mapas específicos para rotas e passeios ciclísticos.

21 – As estradas são impecáveis: nenhum buraco! Os índices de acidentes no trânsito são super baixos, e as leis são bem rigorosas em relação a velocidade e o uso de álcool. Só tem um detalhe: os veículos na Austrália tem a direção inglesa, do lado direito… é preciso cautela no início para não cometer nenhum deslize ao volante.

22 – Quase não há corrupção na Austrália e os políticos são realmente punidos quando fazem algo errado. Não preciso dizer mais nada, né?

23 – A saúde pública na Austrália é realmente de qualidade. Todos os cidadãos australianos tem acesso aos hospitais públicos. Nas maternidades, é sempre priorizado o parto natural, e só em casos realmente necessários se faz cesariana.

24 – A educação pública é de incrível qualidade. Até o ensino médio não é preciso pagar para estudar, e na faculdade o governo paga o curso para o aluno, e ele só paga quando se formar e entrar para o mercado de trabalho.

25 – A segurança naquele país é incrível. Pra vocês terem uma ideia, os jornais quase não tem sessões de polícia, e quando há alguma notícia é sempre algo como “um ladrão tentou pular o muro de uma residência”… ou seja, notícias bem diferentes do que a gente está acostumado a ler no Brasil. A taxa de homicídio é de 0,8 para cada 100 mil habitantes! Os caixas eletrônicos para sacar dinheiro ficam na calçada e os supermercados tem muitos caixas sem atendentes (isso mesmo, você é quem passa as próprias mercadorias no código de barras)! Incrível né?

sydney-14

26 – A Austrália foi considerado o melhor país para se viver em 2016, e por muitos anos vem encabeçando essa lista. Tem o mais alto salário mínimo do mundo e também ganhou o título de país mais generoso do mundo pela World Giving Index. Ou seja, os australianos doam muito dinheiro para caridade e fazem trabalhos voluntários.

27 – O país também foi eleito o mais criativo do mundo através do Martin Prosperity Institute na Universidade de Toronto.

28 – No país dos cangurus as pessoas vivem com muita qualidade – e as atividades ao ar livre são tantas que quase ninguém fica dentro de casa. Tem tantos parques, praias, piscinas públicas, lugares para visitar que dá pra escolher uma coisa por dia e não repetir os passeios durante o ano todo. E o melhor: de graça ou gastando muito pouco!

29 – O melhor chocolate do mundo é da Austrália: pode parecer exagero, mas quem já foi para down under sabe do que eu estou falando. O Tim Tam é um biscoito coberto por chocolate que tem várias versões: chocolate ao leite, chocolate branco, caramelo, meio amargo… enfim… é o melhor e ponto. Só comendo pra saber!

30 – Quem mora na Austrália trabalha para viver, e não vive para trabalhar. As pessoas realmente prezam muito pela qualidade de vida (que é a melhor do mundo) e trabalham bem menos do que no Brasil. Claro que isso depende muito do tipo de profissão, mas um cargo de nível médio no Brasil equivale a um cargo com bom salário e menos horas trabalhadas no país dos cangurus. Um estilo de vida que garante menos estresse e muito mais diversão.

31 – Não há cachorros ou gatos de rua na Austrália. No período em que estive por lá, eu nunca vi um bicho de rua. Claro que podem existir alguns animais perdidos, mas isso é raríssimo. A política de cuidado e proteção aos animais é levada a sério.

32 – Água quente em todas as torneiras. Sim, como nos países europeus, essa é uma prioridade em todas as residências, pois facilita a vida no inverno. O único ponto negativo é que não há calefação – mas o inverno em cidades litorâneas não é nada rigoroso. Então tá tudo certo. A água quente nas torneiras facilita a vida até para agilizar o almoço e fazer um macarrão muito mais rapidamente, por exemplo.

sydney-19

33 – O governo incentiva muito as pessoas a terem filhos na Austrália. Dá um salário maternidade gordo para as mães e não é raro ver mulheres com mais de três filhos.

34 – As grandes redes de supermercado tem produtos homebrand, ou seja, de marca própria, que custam infinitamente mais barato que os de marca conhecida. Por exemplo, no Coles, um supermercado bem famoso da Austrália, há até nutella e coca-cola na versão homebrand. E não deixam nada a desejar aos produtos originais, juro! O refrigerante de cola do Coles é muito parecido com a coca-cola, e sei que isso é difícil de acreditar!

35 – Imagine ir ao mercado e encher o carrinho com apenas 50 dólares. Sim, isso é possível na Austrália! Um pacote de macarrão homebrand custa 0,50 de dólar australiano, e um pão integral apenas 1 dólar!

36 – A Austrália fica próxima de países lindos como Tailândia, Indonésia, Camboja, Vietnã, Ilhas Fiji e muitos outros, que você pode conhecer por um preço muito inferior do que se estiver morando no Brasil.

37 – Em todas as casas há detectores de fumaça instalados. Isso serve para avisar os bombeiros caso haja um princípio de incêndio. Quando estive por lá, algumas vezes o nosso alarme tocou, principalmente quando fazíamos bife em casa e a fumaça era maior do que o esperado. Haha. Mas isso prova que os australianos prezam bastante pela segurança doméstica.

38 – A galera adora fazer pic-nic na Austrália. Eu, particularmente, acho charmoso demais levar uma cestinha com comida e bebida para o parque e estender uma toalha xadrez no gramado. Muito amor.

39 – O coala e o canguru são animais que só existem na Austrália, e posso dizer que são os bichos mais lindos que já vi na vida. Tem muitos lugares no interior onde eles vivem soltos, mas em Sydney é possível vê-los e tocá-los em parques privados. São fofos demais!

perfil-60

40 – O clima na Austrália é muito bom. Em lugares mais ao norte faz calor o ano todo, e nos lugares mais ao sul, como Sydney, as estações do ano são bem definidas: calor no verão, friozinho no inverno e clima super agradável na primavera e no outono. Há ainda as montanhas de neve, mais ao sul do país, com inverno mais rigoroso.

41 – A Austrália tem muitas lojas de caridade, onde as pessoas fazem doações de roupas, livros e objetos, e quem não pode gastar muito compra tudo nesse tipo de comércio. Muito interessante. Já comprei uma bolsinha Louis Vuitton numa dessas charity shops.

42 – Em muitos restaurantes, você pode levar o próprio vinho!

43 – Em Sydney, uma cidade com 6 milhões de habitantes, não há casas com muros ou cercas. As que tem são raríssimas em bairros muito nobres. Isso mostra a grande segurança que o país oferece.

44 – Todo mundo limpa sua própria privada, lava suas roupas e cozinha a sua comida: e por isso mesmo não existe desigualdade social. Empregada doméstica o dia inteiro no serviço? Isso nem passa pela cabeça dos australianos. As mães tem dupla jornada na criação dos filhos e isso não é um problema por lá.

45 – É possível comprar comida no mercado, roupas, calçados e livros por preços muito menores que no Brasil.

A Austrália tem muito mais razões para fazer qualquer um se apaixonar pelo país. Se você tem dúvidas e curiosidades sobre o país, fique de olho nos próximos posts, que eu vou falar muito ainda sobre esse lugar incrível. Ah, e não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo!

 

 

 

  1. Janaine Polese

    novembro 18, 2016 at 12:35 am

    Nossa, que post apaixonante e saudoso!
    Acrescento mais um:
    46 – O teste do bafômetro se faz contando de zero a dez perto do aparelho, e não soprando nele… e isso faz com que a brasileirada pague mico sempre! Rs

    1. Deni

      novembro 18, 2016 at 2:29 pm

      Hahahaa! Verdade Jana, essa é uma das melhores razões para se apaixonar pelo país! :o))
      Beijocas!

Comments are closed.