Quando a transformação vem da necessidade de se reinventar

Inspiração: Ana Paula Coser

Imagine morar há sete anos em um país distante – ter uma casa, um carro, emprego e uma vida já estabilizada. De repente, surge um imprevisto aqui no Brasil e… é preciso voltar às pressas. Desfazer-se de uma vida no exterior não é nada fácil quando o país escolhido já pode ser chamado de “lar, doce lar”. Pois essa mudança serviu para inspirar Ana Paula, de 40 anos, a se reinventar.

Terapeuta formada pelo Instituto Bach Center, da Inglaterra, Ana Paula Coser morou com o marido por sete anos na Austrália. Mas em 2015, teve de vender tudo e retornar ao Brasil, por conta de um problema de saúde na família. A mudança repentina trouxe um certo medo de retornar bem no período em que o país sofria o auge da crise econômica. “Tive medo de retornar e recomeçar do zero, ter que me desligar dolorosamente de um lugar que amava muito, mas usei essa mudança como um impulso para me transformar”, conta Ana.

O motivo da volta foi apenas um susto, que passou, mas serviu para Ana Paula encarar um recomeço e ancorar definitivamente em terras brasileiras. Para isso, ela dedicou algum tempo pesquisando formas de redimensionar a vida: com o dinheiro economizado na Austrália e com a ajuda do marido Paulo, Ana resolveu criar um negócio próprio em terrinhas tupiniquins. Nasceu então a The Oil Boutique, uma lojinha da marca própria Anas Essencis, instalada numa Kombi 1996, que fica a maior parte do tempo estacionada nas ruas de Florianópolis – SC. Além de óleos essenciais, a Anas Essencis vende sabonetes, florais de bach, difusores e mais uma infinidade de produtos para o bem estar, em uma espécie de vitrine móvel.

“Como terapeuta, criei a Anas Essencis e quis levar os produtos ao maior número possível de pessoas, e nada melhor do que uma kombi para atingir o nosso público” conta Ana Paula. Com pouco investimento, o negócio começou a render bons frutos. “Com esse modelo de negócio sobre rodas, conseguimos trabalhar com preços acessíveis e vamos aonde o nosso público está. É uma excelente alternativa de popularizar os benefícios da aromaterapia e dos florais para todas as classes sociais” diz.

Conhecida como uma forma de medicina alternativa, a aromaterapia é usada para uma variedade de aplicações, incluindo o alívio de dores, melhora na ansiedade e no humor e aumento da função cognitiva. “A aromaterapia usa óleos naturais extraídos de flores, cascas, caules, folhas e raízes de plantas para ajudar no bem estar físico e psicológico. O aroma dos óleos estimula o cérebro e, além de terem cheiros incríveis, eles podem ser absorvidos pela pele e promover a cicatrização de todo o corpo”, afirma a terapeuta.

Ter que se desligar de uma vida toda estruturada em outro país para recomeçar no Brasil, foi um ato significativo para Ana Paula. “Foi uma mudança em que tive de me sentir curiosa em relação ao futuro e não deprimida por conta do passado. De maneira instintiva, tive de me reinventar”, diz ela, que hoje sente-se bem principalmente por ter a família por perto.

Todo recomeço traz coisas positivas. Afinal nunca começamos nada do zero, como falo neste texto, porque sempre trazemos conosco toda a bagagem daquilo que já foi vivido. E o aprendizado é sempre o mesmo: podemos assumir o comando de parte do processo – mas a natureza comanda o resto. Não podemos evitar os imprevistos. Contudo, o impulso é claro: em vez de olhar para aquilo que não pode ser mudado, a gente pode simplesmente seguir em frente. “Quando olho minha vida, percebo uma reconfortante familiaridade com o presente, e cada volta da minha trajetória leva-me para possibilidades futuras incríveis, algo que só poderia acontecer porque tive um passado”, finaliza Ana Paula. Conforme ela afirma isso com clareza, a mudança se torna cada vez melhor – mais ousada, inteligente, profunda e generosa.

  1. Paolla

    Maio 11, 2017 at 6:09 pm

    Obrigada Deni!! Sem duvida nenhuma você e’ uma inspiração para todas suas leitoras e amigas.

  2. Rose

    Maio 12, 2017 at 12:00 am

    Conheço a Ana desde longa data e é uma extraordinária lutadora, se reinventando sempre!!

  3. Deni

    Maio 12, 2017 at 6:58 pm

    Sim, a Ana é incrível! Histórias como esta sempre nos trazem inspiração!

  4. Jomara

    Maio 24, 2017 at 12:35 am

    Adorei :))

Comments are closed.