12 coisas pelas quais você nunca deve se desculpar

Você está atrasado em um projeto de trabalho super importante, esqueceu o aniversário de seu melhor amigo e está se sentindo mal pelas coisas dolorosas que você disse ao seu namorado no meio de um argumento amargo na noite passada. Você sabe o que precisa fazer. Pedir desculpas.

Dizer que você está arrependido é a maneira mais comum de expressar arrependimento por um erro que você cometeu, e ser bondoso com quem sofreu nesse processo. Isso mostra aos outros que você deseja corrigir o seu erro. Afinal, você se sente horrível com o que fez e odeia machucar as pessoas.

Quando você se desculpa de algo com sinceridade e abertura, as feridas são reparadas e os corações partidos são curados. No entanto, existem certas coisas pelas quais você não precisa se desculpar. Nunca.

Ashley Wilhite, do site Your Super Awesome Life, enumerou 12 coisas pelas quais você nunca deve se desculpar:

1. Tentar algo novo

Quando você começa a tentar coisas novas, as pessoas próximas a você podem ficar desconfortáveis ​​ou preocupadas. Vestindo uma jaqueta de couro? Estonada? Isso não é você! Mas são novas experiências que permitem que você cresça e descasque as camadas para revelar a versão mais autêntica de você! Portanto, seja dono de sua autenticidade, e não desculpe por ela, jamais!

2. Dizer a verdade

É importante ser honesto e verídico de uma forma amável, no entanto, não há necessidade de se sentir culpado ou pedir desculpas por dizer a alguém como você se sente. É preciso coragem e força para derrubar essas barreiras e compartilhar a verdade em algumas situações.

3. Dizer não

Muitas vezes, escondemos nossos verdadeiros sentimentos porque não queremos ser percebidos como um idiota. A gente pensa que tem que agradar a todos, e dizer “sim” geralmente é muito mais fácil do que dizer “não”. Mas não se iluda. Com isso, você engana apenas a você mesmo.

4. Querer ficar sozinho

Como sou introvertida, eu preciso de mais tempo sozinha do que a maioria das pessoas. Então, ao longo dos anos, tive que aprender a parar de me desculpar por isso. Quero dizer, por que eu tenho que me desculpar por quem eu sou e o que me faz feliz? Todos precisamos de espaço pessoal.

5. Pedir a sobremesa

Tantas mulheres pedem desculpas por pedir sobremesa, como se fosse um grande erro ou passo em falso. Você é uma mulher adulta, você tem permissão para comer o que quiser! Quando você se desculpa por isso, o que realmente está acontecendo é que você está tentando encontrar uma maneira de se sentir menos culpado. E se você está se sentindo culpado por comer sobremesa, há algo mais profundo que diz que uma pequena desculpa não vai consertar (mas uma dose de amor próprio sim).

6. Colocar-se em primeiro lugar

A coisa mais gratificante a fazer é priorizar o que é importante para você. É o primeiro passo para essa autoestima que acabamos de falar. Eu sei que pode parecer egoísta, mas quando você se sente completa, você devolve coisas melhores aos outros. Não precisa se desculpar por querer o melhor para si mesmo.

7. Pedir o que você precisa

Se você não perguntar, a resposta será sempre não. Um pouco de ajuda para preparar o jantar? Uma carona para o trabalho porque o seu carro está na lavagem? Você sabe o que precisa, e pedir ajuda pode tornar sua vida mais fácil. Não seja tão difícil com você mesmo.

8. Pelo dia ruim de outra pessoa

Você simplesmente deixou uma incrível aula de ioga, suas contas são pagas, e você ainda está super feliz depois de obter um aumento no trabalho na semana passada. Sua vida é incrível! Mas seu amigo não é tão sortudo. Ele passa toda a hora reclamando sobre o seu dia louco no trabalho. Claro que você não gosta de vê-lo neste mau humor, mas pedir desculpas pelo seu mau dia não vai consertá-lo. Em vez disso, deixe-o saber que você está aqui se ele quiser falar.

9. Seguir o seu coração

Eu acredito que o propósito da vida é ser feliz. Simples assim. E a melhor maneira de fazer isso acontecer é encontrar o que faz o coração palpitar, e preencher sua vida com essas coisas. Pare de se desculpar por querer seguir o seu coração.

10. Mudar de ideia

Você não é um robô, e tem permissão para ter pensamentos e sentimentos. Por isso mesmo, pode  mudar de ideia a hora que bem entender, principalmente se a situação já não está alinhada com seus valores pessoais.

11. Ficar na cama o dia todo

Obviamente, isso não é algo que você quer fazer todos os dias, mas passar um sábado na cama com um bom livro ou uma maratona de Pretty Little Liars é uma indulgência que você merece de vez em quando. Cuide-se!

12. Ser feliz

Se ser feliz é o propósito da vida, nunca deve ter que se desculpar por isso. Quando você está feliz, você está vivendo o propósito de sua vida, está se conectando ao seu poder superior, e é exatamente onde você deveria estar. E não há nada melhor do que isso.

[Artigo traduzido do site Your Super Awesome Life, de Ashley Wilhite]

  1. Rafaela Giordano

    julho 13, 2017 at 5:48 pm

    Muito legal o texto. 🙂
    Beijo
    Rafaela

Comments are closed.